Câmara de Agrestina recebe apoio da Prefeitura de Caruaru sobre denúncia de uso inadequado da água do Prata

por Ayrton Senna Alves Torres publicado 18/02/2016 10h44, última modificação 18/02/2016 10h44

Na sessão realizada na última segunda-feira, 15, o Secretário de Governo de Caruaru, Rui Lira, expressou apoio e solidariedade a denúncia realizada pelo presidente da Câmara Municipal de Agrestina, Paulo Sargento (PDT), sobre o uso inadequado da água da barragem do Prata, localizada em Bonito. Em nome do prefeito José Queiroz (PDT), Rui cobrou rigor do Estado e Compesa para investigar o caso e impedir que danos sejam causados ao meio ambiente e a população. 

Na primeira reunião de 2016, no início de janeiro, o Paulo apontou no plenário da câmara que os moradores que possuem plantio e cultivo de legumes às margens do rio do Prata e do reservatório estariam fazendo o uso desordenado da água para irrigação das plantações, devido a utilização de agrotóxicos. 

Estes materiais podem contaminar a água que é utilizada atualmente para o abastecimento dos municípios de Agrestina, Altinho, Ibirajuba e Caruaru, alguns destes que passaram a ser atendidos pelo reservatório após a barragem de Jucazinho ter atingido o volume morto. Na época, o presidente da casa cobrou da Compesa e do Estado que fiscalizassem a situação e pediu o apoio dos políticos das cidades abastecidas pela barragem.  

“Caso seja confirmado que esses moradores estão agindo da forma indevida que hajam orientações para o uso adequado do solo já que se trata de uma região ribeirinha, e principalmente com relação ao uso de agrotóxicos por se tratar de uma questão de saúde pública”, destaca Paulo.